Inspirações do meu amigo ESPIRITO SANTO.
Estou com DEUS e não abro e ELE abre a porta do céu para mim...
"Eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta,
a qual ninguém pode fechar" Ap 3.8

Livro de Neemias - Cap. 1 e 2.



CAPÍTULO 1
Neemias, sabendo o triste estado de Jerusalém, ora a Deus
1 AS palavras de Neemias, filho de Hacalias. E sucedeu no mês de Quislev, no ano vigésimo, estando eu em Susã, a fortaleza,
2 Que veio Hanani, um de meus irmãos, ele e alguns de Judá; e perguntei-lhes pelos judeus que escaparam, e que restaram do cativeiro, e acerca de Jerusalém.
3 E disseram-me: Os restantes, que ficaram do cativeiro, lá na província estão em grande miséria e desprezo; e o muro de Jerusalém fendido e as suas portas queimadas a fogo.
4 E sucedeu que, ouvindo eu estas palavras, assentei-me e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus.
5 E disse: Ah! SENHOR Deus dos céus, Deus grande e terrível! Que guarda a aliança e a benignidade para com aqueles que o amam e guardam os seus mandamentos;
6 Estejam, pois, atentos os teus ouvidos e os teus olhos abertos, para ouvires a oração do teu servo, que eu hoje faço perante ti, dia e noite, pelos filhos de Israel, teus servos; e faço confissão pelos pecados dos filhos de Israel, que temos cometido contra ti; também eu e a casa de meu pai temos pecado.
7 De todo nos corrompemos contra ti, e não guardamos os mandamentos, nem os estatutos, nem os juízos, que ordenaste a Moisés, teu servo.
8 Lembra-te, pois, da palavra que ordenaste a Moisés, teu servo, dizendo: Vós transgredireis, e eu vos espalharei entre os povos.
9 E vós vos convertereis a mim, e guardareis os meus mandamentos, e os cumprireis; então, ainda que os vossos rejeitados estejam na extremidade do céu, de lá os ajuntarei e os trarei ao lugar que tenho escolhido para ali fazer habitar o meu nome.
10 Eles são teus servos e o teu povo que resgataste com a tua grande força e com a tua forte mão.
11 Ah! Senhor, estejam, pois, atentos os teus ouvidos à oração do teu servo, e à oração dos teus servos que desejam temer o teu nome; e faze prosperar hoje o teu servo, e dá-lhe graça perante este homem. Então era eu copeiro do rei.

CAPÍTULO 2
Artaxerxes permite a Neemias ir a Jerusalém e edificar os muros
1 SUCEDEU, pois, no mês de Nisã, no ano vigésimo do rei Artaxerxes, que estava posto vinho diante dele, e eu peguei o vinho e o dei ao rei; porém eu nunca estivera triste diante dele.
2 E o rei me disse: Por que está triste o teu rosto, pois não estás doente? Não é isto senão tristeza de coração; então temi sobremaneira.
3 E disse ao rei: Viva o rei para sempre! Como não estaria triste o meu rosto, estando a cidade, o lugar dos sepulcros de meus pais, assolada, e tendo sido consumidas as suas portas a fogo?
4 E o rei me disse: Que me pedes agora? Então orei ao Deus dos céus,
5 E disse ao rei: Se é do agrado do rei, e se o teu servo é aceito em tua presença, peço-te que me envies a Judá, à cidade dos sepulcros de meus pais, para que eu a reedifique.
6 Então o rei me disse, estando a rainha assentada junto a ele: Quanto durará a tua viagem, e quando voltarás? E aprouve ao rei enviar-me, apontando-lhe eu um certo tempo.
7 Disse mais ao rei: Se ao rei parece bem, dêem-se-me cartas para os governadores dalém do rio, para que me permitam passar até que chegue a Judá.
8 Como também uma carta para Asafe, guarda da floresta do rei, para que me dê madeira para cobrir as portas do paço da casa, para o muro da cidade e para a casa em que eu houver de entrar. E o rei mas deu, segundo a boa mão de Deus sobre mim.
9 Então fui aos governadores dalém do rio, e dei-lhes as cartas do rei; e o rei tinha enviado comigo capitães do exército e cavaleiros.
10 O que ouvindo Sambalate, o horonita, e Tobias, o servo amonita, lhes desagradou extremamente que alguém viesse a procurar o bem dos filhos de Israel.
11 E cheguei a Jerusalém, e estive ali três dias.
12 E de noite me levantei, eu e poucos homens comigo, e não declarei a ninguém o que o meu Deus me pôs no coração para fazer em Jerusalém; e não havia comigo animal algum, senão aquele em que estava montado.
13 E de noite saí pela porta do vale, e para o lado da fonte do dragão, e para a porta do monturo, e contemplei os muros de Jerusalém, que estavam fendidos, e as suas portas, que tinham sido consumidas pelo fogo.
14 E passei à porta da fonte, e ao tanque do rei; e não havia lugar por onde pudesse passar o animal em que estava montado.
15 Ainda, de noite subi pelo ribeiro e contemplei o muro; e, virando entrei pela porta do vale; assim voltei.
16 E não souberam os magistrados aonde eu fora nem o que eu fazia; porque ainda nem aos judeus, nem aos sacerdotes, nem aos nobres, nem aos magistrados, nem aos mais que faziam a obra, até então tinha declarado coisa alguma.
17 Então lhes disse: Bem vedes vós a miséria em que estamos, que Jerusalém está assolada, e que as suas portas têm sido queimadas a fogo; vinde, pois, e reedifiquemos o muro de Jerusalém, e não sejamos mais um opróbrio.
18 Então lhes declarei como a mão do meu Deus me fora favorável, como também as palavras do rei, que ele me tinha dito; então disseram: Levantemo-nos, e edifiquemos. E esforçaram as suas mãos para o bem.
19 O que ouvindo Sambalate, o horonita, e Tobias, o servo amonita, e Gesém, o árabe, zombaram de nós, e desprezaram-nos, e disseram: Que é isto que fazeis? Quereis rebelar-vos contra o rei?
20 Então lhes respondi, e disse: O Deus dos céus é o que nos fará prosperar: e nós, seus servos, nos levantaremos e edificaremos; mas vós não tendes parte, nem justiça, nem memória em Jerusalém.

A paz amado(a)!
Quem foi Neemias?
Era copeiro do rei da Pérsia
Mas tinha muito prestígio, tanto é que ao vê-lo triste o rei resolveu ajuda-lo permitindo sua ida a Jerusalém. Neemias foi incentivar os judeus a reconstruírem as muralhas da cidade.
Chegando lá, viu muitos judeus desanimados e inseguros devido ao estado péssimo dos muros de proteção ao redor de sua cidade principal. Neemias, dedicado e capaz, fez uma vistoria e, motivou os trabalhadores e organizou as obras.
Os inimigos de Israel procuraram então, impedir a construção e decidiram atacar Jerusalém.
Neemias soube da ameaça e armou o povo para se defender.
Ele desafiou o povo cansado a resistir aos inimigos: "Não os temais; lembrai-vos do Senhor, grande e temível, e pelejai pelos vossos irmãos, vossos filhos, vossas filhas, vossa mulher e vossa casa" (Neemias 4:11-14).

A perspectiva de Neemias sobre a oração e sua persistência nos anima a enfrentar os desafios...Aprendamos como Neemias:
* Orava quando não parecia existir solução.
* Planejava seu trabalho, confiando em Deus como seu capacitador.
* Lidava com o seu desânimo e o de outros.
* Estabelecia alvos.
* Motivava as pessoas.
* Lidava com a ira e outras emoções negativas.
* Lidava com o sucesso.
* Respondia àqueles que o caluniavam.

Cap. 1.
Vs. 1 – Podemos ver que Neemias estava em um situação confortável e segura, em uma fortaleza.
Vs. 2 – 4 - Neemias toma ciência da situação do seu povo e inicia um processo de purificação para achegar-se a DEUS a fim de interceder pelos seus.
Vs. 5 – Descreve DEUS e o coloca de forma poderosa, mas, acima de tudo, O descreve como um DEUS fiel.
Vs. 6 – 7 – Chama SUA atenção intercedendo pelo seu povo, colocando-se e declarando-se, juntamente com o seu povo como pecadores, humilhando-se na presença do SENHOR, ação que sempre agrada a DEUS, quando feita de coração.
Vs. 8 – 11 – Neemias lembra a DEUS do pacto feito com Abraão e Moisés, quanto ao destino dos filhos de Israel se guardassem os mandamentos de DEUS. Para um ser humano argumentar com DEUS dessa maneira é porque tem uma intimidade com DEUS extremada e para chegar a DEUS com tamanho crédito, se faz necessário uma vida de muito propósito, humildade, obediência e amor. Então Neemias intercede no conforto da sua posição, ou seja, copeiro do Rei, como fala o vs. 1.

Cap. 2.
Vs. 1 – 5 – Neemias demonstra sua tristeza mas não se abala, demonstrando ânimo e perseverança, quando saúda o Rei, por mais apertado que estivesse seu coração. O mais importante que tiramos desse ensinamento é o momento entre o questionamento do Rei e a resposta de Neemias. Nesse intervalo que deve ter levado alguns segundos, ele orou para responder. Essa ação simples e rápida nos confirma o nível de intimidade para com DEUS e como devemos conduzir nossas vidas na mais plena comunhão com DEUS. A cada decisão DEUS gostaria que comunicássemos a ELE, consultando sobre que decisão tomar. Este formato de intimidade que procuro para minha vida, através de ações direcionadas por DEUS. Quer seja sábio, íntegro, bom, compassivo, justo, fiel, amoroso, amável, bondoso, exímio, impressionante, abundante, próspero, amigo, entre outras. Só o serei pela vontade de DEUS e para agradar a DEUS. Jamais farei algo ou me encurvarei para homens, apenas farei por amor e obediência a DEUS. Glória a DEUS pelo exemplo de Neemias, um homem que não tinha barreiras, pecados impedindo ou encobrindo suas orações. DEUS podia vê-lo e ouvi-lo claramente. Era um bate-papo constante com DEUS, que se agradava muito pela vida que levava Neemias.
Vs. 6 – 95 – Neemias demonstrava outra característica de um verdadeiro servo de DEUS, obediência às autoridades colocadas ou permitidas por DEUS em sua vida e na Unção faz o pedido que foi prontamente atendido pelo Rei. Pois o seu propósito agradara a DEUS.
Vs. 10 – 20 – Neemias toma ações reflexivas e começa a planejar, sempre na presença do SENHOR, a cerca da reconstrução de Jerusalém, declarando vitória antes de começara a batalha, pois a frente vai DEUS. Quando muitos tem essa certeza mas não prosseguem pois há dúvidas em seus corações.
SHARE
    Blogger Comentarios
    Facebook Comentarios

0 comentários:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial